quarta-feira, 29 de maio de 2013

PARA REFLETIR: CAIO FERNANDO DE ABREU

Oii gente, ontem eu estava conversando com uma amiga, e nós estávamos falando sobre Caio F. de Abreu! Vocês com certeza ja leram alguma frase ou pensamento dele, curtiu e acabou postando no Facebook como indireta pro seu paquera ou simplesmente porque se identificou. Eu mesma, ja postei variaas frases dele, e sério, não tem uma que não me identifico, e todas fazem eu refletir sobre mim mesma, ou meu relacionamento com as pessoas.

Caio Fernando Loureiro de Abreu nasceu no dia 12 de setembro de 1948, em Santiago (RS). Ainda jovem, mudou para Porto Alegre, onde publicou seus primeiros contos.No ano de 1968 — em plena ditadura militar — foi perseguido pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social).Considerado um dos principais contistas do Brasil, sua ficção se desenvolveu acima dos convencionalismos de qualquer ordem, evidenciando uma temática própria, juntamente com uma linguagem fora dos padrões normais. Em 1973, viajou para a Europa. Retornou a Porto Alegre em fins de 1974, sem parecer caber mais na rotina do Brasil dos militares: tinha os cabelos pintados de vermelho, usava brincos imensos nas duas orelhas e se vestia com batas de veludo cobertas de pequenos espelhos. Volta à França em 1994, a convite da Casa dos Escritores Estrangeiros. Lá escreveu Bien Loin de Marienbad. Ao saber-se portador do vírus da AIDS, em setembro de 1994, Caio Fernando Abreu retorna a Porto Alegre, onde volta a viver com seus pais. Põe-se a cuidar de roseiras, encontrando um sentido mais delicado para a vida. Foi internado no Hospital Menino Deus, onde faleceu no dia 25 de fevereiro de 1996. 

Selecionei as melhores frases e pensamentos dele, na minha opinião, apaixone-se por Caio Fernando de Abreu.


Tumblr_m2a83bjc7b1rq5h24o1_500_large

"Mas não te procuro mais, nem corro atrás. Deixo-te livre para sentir minha falta, se é que faço falta… Tens meu número, na verdade, meu coração, então se sentir vontade de falar comigo ou me ver, me procura você."

"Daí ela se lembrou de como é ser forte. Ela enxugou suas lágrimas e sorriu. Sim, sorriu, porque ela sabe que algo melhor está por vir. Ela sabe."  
522179_215951521871604_481887816_n_large 

Então delete, tudo aquilo que não valeu a pena. Quem mentiu, quem enganou seu coração, quem teve inveja, quem tentou destruir você, quem usou máscaras, quem te magoou, quem te usou e nunca chegou a saber quem realmente você é.

"Pare de correr atrás, pare de se importar. Seja indisponível, desapegue. Pessoas gostam, do que não têm."

394928_594638973884520_1297582322_n_large 

"É engraçado e ridículo quando a gente começa a gostar de alguém e acha que tudo o que o outro faz é um sinal ou uma pista."
"Sou apaixonado por abraços. Não resisto a segurança de abraços fortes, sinceros que me envolvem e sinto como se um choque de esperança me fizesse ver as coisas de outra maneira. Então, poupe-se de procurar palavras pra me agradar, de algo que me faça sorrir e me sentir melhor… Apenas me abrace, e me segure bem forte."
538625_256896551080397_1212208291_n_large
"Nunca, jamais diga o que sente. Por mais que doa, por mais que te faça feliz. Quando sentir algo muito forte, peça um drink."

"A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás."

5410555cae4911e1b2fe1231380205bf_6_large

Não puxo saco de ninguém, detesto que puxem meu saco também. Não faço amizades por conveniência, não sei rir se não estou achando graça. Odeio dois beijinhos, aperto de mão, tumulto, calor, gente burra e quem não sabe mentir direito.

"Sempre fui um pouco áspero, fechado, sempre tive dificuldade de receber amor."

"Tenho medo de endurecer, de me fechar, de me encarapaçar dentro de uma solidão-escudo. Ando meio fatigado de procuras inúteis…"

13348742637674_f_large 

E que graça teria a vida se só houvessem dias ensolarados e amigos equilibrados?

Talvez o tempo traga uma pessoa, uma pessoa especial.

Porque a vida segue. Mas o que foi bom fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos nem o tempo apaga. E agente lembra. E já não dói mais. Mas dá saudade. Uma saudade que faz os olhos brilharem por alguns segundos e um sorriso escapar volta e meia, quando a cabeça insiste em trazer a tons, o que o coração vive tentando deixar pra trás.

Tumblr_lpbu80paaa1qg20z9o1_500_large

Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções.

Porque eu sou fiel aos meus sentimentos. Vou estar com você quando eu realmente quiser estar. Vou te ligar quando eu quiser falar com você. Porque eu não passo vontade. E nem vou passar vontade de você. Não vou fazer joguinho. Eu me entrego mesmo. Assim. Na lata.

E ai, gostaram? Com certeza vocês ja conheciam né? Bom, cada semana eu vou fazer um "Para Refletir" com frases de autores, pensadores e filósofos que eu gosto. A próxima será Clarice Lispector, uma das minhas escritora favorita.

Bisous, Bisous





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...